terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Instrumentos usados no folclore

   Acordeão
O acordeão é maior do que a concertina e é bastante utilizado em várias regiões do país, ecetpto na parte norte, aonde as concertinas são as mais  requizitadas.


Concertina
  A concertina, além de ser mais pequena tem a caixa hexagonal. Estes dois são instrumentos, que não tiveram origem em Portugal mas que foram introduzidos no país e aqui tiveram grande difusão.

Violão 
 Em muitos países onde não se fala a língua portuguesa, violão é conhecido como guitarra. Em Portugal, existe a Viola Portuguesa, que é praticamente igual ao violão, só que um pouquinho menor; por isso quando os portugueses conheceram a guitarra espanhola e viram que ela era maior, colocaram o nome de violão.

 Viola Braguesa
É na região norte de Portugal onde o povo é esfuziante por natureza e não tem receio de sair à rua para festejar, que vamos encontrar algumas belas versões das violas populares portuguesas.

Bandolim
    Tem a forma um pouco semelhante a uma guitarra portuguesa, mas a sua caixa é mais estreita. É muito tocado no norte, onde o podemos ver acompanhar as danças minhotas. É um instrumento de origem italia­na que entrou em Portugal e por cá ficou.

Cavaquinho  
   É nas rusgas minhotas que vamos encontrar o cavaquinho em toda a sua popularidade. É um instrumento semelhante à viola mas de pequenas dimensões, e com um timbre agudo.


                                                                 Bombo  
   È da família dos tambores mas tem um tamanho mais reduzido.É acompanhado pelos ferrinhos nos ranchos e grupos folclóricos do Norte.
Castanholas
As castanholas   sao de origem espanhola terão forçosamente de ter passado pelo Alto Minho para ir para Guimarães onde sao reconhecidamente parte integrante da tocata e dos dançadores.
Ferrinhos
Surgiu por volta do séc. XV.
Instrumento percurtivo, os ferrinhos, de uso geral europeu, que apareceu por todo o país na maioria dos conjuntos que descrevemos - rusgas minhotas, chulas etc.

REQUE-REQUE
 O som do reque-reque chega-nos das terras do Minho. É um instrumento que antigamente os homens faziam facilmente: pegavam numa tábua ou cana e faziam-lhes uns dentes (cortes) e friccionavam-nos, com uma cana rachada. Este instrumento era muito utilizado nas festas populares minhotas. Em Amarante era também tocado nas Janeiras e na altura dos Reis, quando as pessoas ainda tinham o hábito de andar com uma viola, um cavaquinho, um bombo e um reque-reque de casa em casa a cantar, a tocar e a beber uns copos.

FLAUTAS

    São vários os tipos de flautas tocadas de norte a sul do país. Geralmente são feitas pelos pastores nas horas de pastoreio, vão aplicando a ponta da navalha em pedaços de cana ou pau e talhando bonitas flautas.
A flauta de barro também podia ser encontrada em Trás-os-Montes e normalmente era a flauta em que aí se aprendia a tocar.

7 comentários:

Unknown disse...


O acordeão não é um instrumento do folclore pois não é tradicional,mas popular não tradicional.
Os instrumentos tradicionais eram todos diatónicoS,isto é,só tocavam os tons naturais.

Quanto à concertina,o nome oficial era/é ACORDEÃO DIATÓNICO.

Lino Mendes

Homens Racionais disse...

Olá, achei muito interessante o seu artigo e tinha uma dúvida a respeito dos instrumentos utilizados historicamente na música popular que hoje reconhecemos como a música do folclore. Por acaso saberia me dizer sobre a utilização dos violinos nas tocatas dos grupos folclóricos, nomeadamente da região do Alto Minho,e se tal configuraria ou não uma desvirtuação da verdade histórica?

Homens Racionais disse...

Olá, achei muito interessante o seu artigo e tinha uma dúvida a respeito dos instrumentos utilizados historicamente na música popular que hoje reconhecemos como a música do folclore. Por acaso saberia me dizer sobre a utilização dos violinos nas tocatas dos grupos folclóricos, nomeadamente da região do Alto Minho,e se tal configuraria ou não uma desvirtuação da verdade histórica?

Tocar Cavaquinho disse...

O que existia era a rabeca choleira tocada exatamente com arco mas com um braço mais curto.
Muito utilizada nas rusgas de antigamente e mais ainda utilizada pelos pedintes que pedia esmolas de porta em porta...


Tocar Cavaquinho disse...

Não concordo com tudo o que aqui está comentado, mas será sempre a minha opinião.
Não concordo com o comentário do violão. O violão (Minho) para além de maior que a guitarra Espanhola, (Portugal viola porque tem enfranque, mas sem um nome definido)o tampo não era envernizado.
Não concordo com a explicação da concertina e do acordeão. O primeiro instrumento do gênero que por cá andou foi o Armônio antecessor do acordeão, por volta de 1870.

GamesDow disse...

Gostei muito obrigado agora eu posso fazer meu trabalho de escola :)

Unknown disse...

É 2 kkkkkkk