domingo, 10 de julho de 2011

O como deve ser a nossa participação num rancho ou grupo folclórico?

    Um rancho folclórico representa não só as tradições, mas também costumes e valores que nos foram transmitidos pelos nossos antepassados. E são esses VALORES QUE NOS MOLDAM e fazem o que somos hoje.

Valores como VERDADE, HONRA, HUMILDADE, GRATIDÃO, AJUDA o PRÓXIMO,que  foram transmitidos pelos nossos antepassados (Avós, País), esses valores moldaram a nossa personalidade e com orgulho faz de nós jovens homens e mulheres com valores.

Quando resolvemos fazer parte de um rancho temos o dever de sentir a responsabilidade de tentar transmitir todo o nosso orgulho e respeito pelas tradições e costumes e também realçar os ensinamentos que nos tornaram pessoas com valores, temos o também o dever de  fazer perdurar  essas tradições no futuro.

Hoje com tristeza podemos nos aperceber que isso é uma utopia porque há pessoas que apareceram no folclore há dois dias, de pára-quedas, desvirtuam por completo essa realidade e fazem imperar valores como a DESONRA,IGNORÂNCIA, INGRATIDÃO ,GANÂNCIA, MENTIRA e o SALVE-SE QUEM PUDER, envergonhando a maior parte dos nossos antepassados que podiam não ter um grande naco de carne para comer, mas os valores eram servidos a cada minuto…

Folclore não é vestir um traje e fazer de manequim, exige responsabilidade e deve ser encarado como uma homenagem de cada vez que nos trajamos aos nossos antepassados ,que nos moldaram segundo os seus valores e costumes para sermos o que somos hoje.

Tenho a certeza que os nossos antepassados, onde quer que estejam sentem orgulho em nós se cumprimos os seus ensinamentos, tal como nós neles. E TU?

Nenhum comentário: