segunda-feira, 2 de julho de 2012

Os Quadros Etnográficos que são Representados pelos Grupos e Ranchos Folclóricos



Ultimamente temos assistido a representações de quadros etnográficos um pouco por todo o pais representados por alguns grupos ou ranchos folclóricos aos quais muita gente, acho eu menos esclarecida chama "teatro".
Acho que essa palavra é mal utilizada, (embora eu tenha muito apreço pelo teatro pois ele faz parte da nossa cultura) porque certas pessoas tal como os políticos também usam a palavra folclore para depreciar sempre que lhe dá jeito. Mas qual será a palavra correta?
“Representação” deve ser o termo mais ideal, todos nós sabemos que a etnografia aglutina os usos e costumes as vivências e tradições dos nossos antepassados e o folclore, por isso será correto chamar-lhe assim. A representação é um meio tradicional que ajuda o espectador a melhor compreender a razão de ser de algumas danças. Ou não serão os grupos e ranchos folclóricos os fi<eis responsáveis representantes desses tempos ancestrais, ou em termos mais abrangentes um museu vivo?


Para além de representar esses quadros etnográficos e as danças os grupos e ranchos folclóricos, estão a mostrar a toda a gente as vivências dos tempos nossos bisavós e avós, só é pena que as pessoas que criticam e muitas delas tem responsabilidades em grupos e ranchos folclóricos e que nunca procuraram fazer qualquer pesquisa sobre essa matéria que é as vivências dos tempos dos nossos antepassados e para mim estão a prestar um mau serviço ao folclore porque ainda não se convenceram que o folclore não é só as danças mas todas as antigas vivências, a maior parte dessas pessoas são as mesmas que envergonham o movimento folclórico a etnografia e o folclore com as suas invenções essas sim aberrantes, essas é que não teem nada de etnografia e folclore. 


Por isso á que mudar o pensamento sobre as representações nos vários eventos chamados festivais folclóricos festas ou romarias. Não tenho duvidas nenhumas quando isso acontecer o folclore dará o salto qualitativo que precisa para que deixe de ser o parente pobre da nossa cultura e alvo de chacota por parte dos políticos e outras pessoas mal-intencionadas deste pais e ocupe o lugar que merece na nossa cultura e seja visto com orgulho por todos nós e não uma coisa parola e aberrante para maior parte da nossa juventude (embora haja cada vez mais jovens formados nas universidades nos grupos e ranchos folclóricos). Os mais velhos também tem uma palavra a dizer nesta mudança de mentalidades pois é lhes pedido humildade para ensinar e transmitir o que fizeram ou viram fazer noutros tempos e a coragem de se afastar das lides directivas dando lugar aos mais jovens para que estes com a ajuda e saber dos mais velhos e os novos meios que teem ao seu alcance (meios tecnológicos) possam dar um contributo de grande qualidade ao folclore e assim possam trazer para a sociedade outro modo de ver o folclore e assim chamar os jovens que ainda desconhecem o que é a etnografia, e ajudá-los esclarecer as suas duvidas e assim começarem a compreender para que possam ter prazer de evocar os tempos dos seus avós, porque eles não são do tempo dos que fizeram nem dos que viram fazer mas do tempo que ouviram dizer o que os outos faziam. Então a palavra representação será a mais correta e ganhará afirmação dentro do movimento folclórico. Espero que esta minha opinião esteja a contribuir para essa mudança pois é esse o meu objectivo. 


    Nota) Estas fotos são tiradas  de uma recriação  da Rusga de Joane  em 10 de Junho de 2012
em Vila Nova de Famalicão.



                                                                      Por; Manuel Abreu de Castro


Nenhum comentário: