domingo, 12 de janeiro de 2014

As críticas que apontam a quem dirige o Movimento Folclórico serão justas ou injustas?

Ultimamente tem- se visto por todo o lado, quer nos meios de comunicação social da especialidade quer as novas tecnologias quer em conversas com amigos criticar a Federação de Folclore Português mais os seus CRTs, isso está-se a tornar uma coisa banal e da moda para aqueles que não se querem dar ao trabalho de fazer uma recolha ou uma pesquisa e não querem reconhecer que estão errados, mas essas criticas merecem uma reflexão, serão justas ou injustas ou justas?

Acha-se que algumas menos graves até podem ser justas mas a maioria são injustas, senão vejamos;

Agora está na moda desculpar-se dos erros que se cometem e tenta-se arranjar desculpas e bodes expiatórios e aponta-se logo o dedo á federação e aos Crts como se fossem eles os responsáveis desses erros, (isso faz nos lembrar uma criancinha quando a mãe a chamava á atenção e logo ela vem dizer á mãe “o meu irmão também esta a fazer o mesmo você não lhe diz nada mãe” ) como se isso os desculpassem.

  Ainda há dias um presidente de um rancho folclórico dizia, que não se deu ao trabalho de fazer uma recolha nem pesquisa dos usos e costumes e tradições da sua terra e viu um rancho folclórico doutro conselho, achou bonito tudo o que eles tinham e faziam e copiou tudo e transportou para o seu rancho e que depois o tentou federar. 
Não sei se foi verdade mas ele o dizia que a federação e o CRT da região o  “recusou” achava ele que a federação com este procedimento estava a por fronteiras na cultura, e o porque de não poder ser federado?  Se a terra do outro rancho era quase pegada á do seu rancho embora doutro conselho, aqui está mais uma critica injusta eu pergunto.

1º- Esse presidente procurou saber se esse rancho em que copiou estava representar dignamente os seus antepassados? 

2º- Senão procurou saber ele estava a cometer não um erro mas dois.


 Ele que como dizia, que nem se quer fez uma recolha ou uma pesquiza na sua terra para saber como eram os usos e costumes e tradições da sua terra, procurou a coisa mais fácil e que não dava trabalho e como ele muitos outros dirigentes de ranchos e grupos folclóricos e depois como vêem que o seu trabalho não tem seguimento disparam criticas par a todos lado mas as primeira são sempre dirigidas aos dirigentes da federação e aos CRTs .

A etnografia e folclore é um manancial muito longo e de muito estudo mas se nós quiser temos muitas ferramentas para pesquisar, mas as recolhas são as mais importantes e como dizia um historiador “quando se procura fazer uma recolha não podemos só nos focar numa moda ou numa musica mas em todas as diversidades” porque a fonte com certeza que terá coisas mais importantes a transmitir-nos se nós não formos focados em determinada coisa, e mais nunca devemos dar por completo essas recolha, porque temos de as certificar com outras pessoas porque a fonte até nem podia na altura viver ou residir nessa localidade. Por isso se diz que a maioria das críticas serão injustas e temos de pensar antes de as fazer se de facto temos razão ou não de as fazer.    



Nenhum comentário: