sexta-feira, 8 de maio de 2020

AS VARAS OU VARAPAUS QUE OS LAVRADORES MINHOTOS E OUTROS HOMENS USAVAM ANTIGAMENTE.

Antigamente no meio rural minhoto era generalizado o uso de uma vara ou varapau por todos os lavradores. Levavam-na para as feiras ou romarias ou quando se deslocavam para outras terras. Constituía um apoio para ultrapassar obstáculos e arma de defesa para afugentar animais ou até para se defender de assaltos que haviam também então. 
A vara ou varapau podia ter na ponta um aguilhão ou um ferro aguçado para picar ou conduzir o gado bovino ou cavalgar. O lavrador abastado ou mesmo a burguesia usava a vara ou o varapau com o tal agulhão, mas era uma vara ou varapau de madeira mais fidalga e mais forte revestida nas pontas com um tubo de ferro mais ou menos comprido, mas só uma ponta tinha o tal aguilhão. A finalidade deste era o mesmo das varas dos lavradores e servia muitas vezes para cenas de pancadaria. Estas varas mais rijas serviam para destroçar todas as outras varas devido fragilidade da madeira das mesmas. Mas também já havia lavradores que tinham também essas varas de boa madeira e bem reforçadas. Este adereço masculino tinha a sua simbologia. 
As varas ou varapaus também se vendiam nas feiras, pois muitos homens desconheciam a dureza de certas madeiras. A vara ou o varapau com aguilhão era mais personalizado. Os interessados nas varas ou varapaus os encomendavam aos serradores e lhes pediam para serem da melhor madeira e da sua preferência. A expressura era ou devia ser apropriada á estrutura das suas mãos para maior agilidade e destreza. O comprimento tinha a ver com a sua estrutura física e também com a sua posição de apoio e descanso em pé.
 Os ferreiros eram que então aplicavam as pontas férreas com variáveis consoante o gosto pessoal. Em Fafe eram famosas essas varas ou varapaus ainda hoje são recordadas pelas lutas que eram travadas naquela região não é por acaso que havia e há um slogan que ainda hoje se ouve dizer; COM FAFE NINGUÉM FANFA.

2 comentários:

callianabholz disse...

Thunder Titanium Lights - Sega Genesis
This is Thunder's biggest hit. titanium rings A great addition titanium hammer to the classic Sega Genesis / Mega Drive game library, Thunder titanium dental implants and periodontics is titanium automatic watch the game engine that citizen titanium dive watch powers Thunder.

Unknown disse...

f102l6ubmdl549 cheap sex dolls,dog dildo,huge dildos,sex chair,silicone sex doll,real dolls,vibrators,Clitoral Vibrators,adult sex toys h599t9itbva922