Há 6o anos atrás ( mas segundo as pessoas mais velhas muitos anos atrás era igual) no dia 1 de Novembro na Região do Minho nos concelhos de Guimarães, Vila Nova de Famalicão e Santo Tirso ( não sei se nos outros era igual mas parece que era em todo o Portugal) havia e um costume uma tradição que era executada por jovens entre os 6 e os 12 anos e incentivada pelos pais,levantavam-se de manhã cedo e iam pelas casas dos lavradores e senhores abastados da freguesia pedir os cereais de Deus. As palavras utilizadas eram as seguintes" deia-me os ceais de Deus pelas almas de quem lá tem" se a pessoa era bondosa era agradecida com um "obrigada e que seja pelas alminhas de quem lá tem" se a pessoa não dava ouvia ouvia chamar-lhe" velhaca ou velhaco"as ofertas eram cereais secos como feijão, milho etc.Esses cereais eram para a ajuda da mantença da casa e que muito jeito dava a quem tinha muitos filhos.
Era uma tradição bonita não só pelos cereais mas também pelo convívio que tinham com essas pessoas .
Hoje parece que esta tradição está esquecida no nosso povo embora as pessoas mais velhas ainda a lembrem com saudade.
Nesse dia á tarde era também costume ir aos cemitérios visitar os nossos entre queridos falecidos, mas não com esta fidalguia que existe agora. Não se gastava tanto dinheiro em flores, as pessoas traziam o que tinham em casa e esse local de respeito não era utilizado como agora é para uma autentica passarele para mostrar novas roupas que é uma falta de de respeito por esse local.
Havia muito respeito nesse local e bastante silencio era local de meditação e de encontro com os nossos entre queridos falecidos.
Como os tempos mudaram!
Por; Manuel Abreu Castro
Como os tempos mudaram!
Por; Manuel Abreu Castro
2 comentários:
Amigo, a tradição não está perdida mas sim ADULTERADA.
Hoje, as crianças pedem doces à moda do Halloween Norte Americano. Por cá, na Europa, onde essas tradições tiveram origem, vamos nos adaptando à realidade.
Os cereais já não tem a importância nos relacionamento sociais que tinha anteriormente.
Na minha zona era " bolinhos santinhos na casa dos vizinhos". Eram as broas...
Postar um comentário