A beleza dos seus trajos |
O Grupo Folclórico da Casa do Povo de Serzedelo foi fundado em 1980, tendo iniciado a sua actividade em 1981. A sua fundação deve-se a um grupo de entusiastas que numa festada de estilo minhoto, realizada num cortejo destinado ao Mosteiro paroquial de Serzedelo, apresentaram danças tradicionais do Baixo Minho, mais concretamente do concelho de Guimarães, baseadas no malhão, no vira, na cana verde e na chula.
No Evento "Tempo de Criar" da Capital Europeia da Cultura |
Hoje, este grupo representa-se com os trajes do Baixo Minho, mais propriamente trajes de Guimarães, sendo estes de lavradores ricos, de festa, de domingo, de feira, de trabalho e de campo. A festada é composta por: concertinas, violas braguesas, cavaquinhos, violões, flauta travessa, bombo romeiro e ferrinhos.
Este grupo é uma das valências da casa do povo de Serzedelo, que foi criada em 1945 para auxílio de agricultores, jornaleiros e domésticos. Está ainda filiado no INATEL e na Associação de Folclore de Guimarães.
Mantendo toda a sua jovialidade |
Com este historial este grupo tem representado o folclore de Guimarães, do Minho ao Algarve e também ao estrangeiro, organizando anualmente o seu festival internacional de folclore.
Serzedelo fica situado entre Minho e Douro, freguesia de tradições românicas e povo rural, foi com a vontade deste povo que nasceu a sua fundação e que começou a preocupar-se em defender a cultura do povo da região.
Nenhum comentário:
Postar um comentário