quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Tema sobre " Informações Técnicas" do PORTAL DO FOLCLORE

Depois de fazer várias pesquisas no Portal do Folclore eis que encontro um tema e que é bastante pertinente, e   que tem sido abordado por muitos folcloristas cujo autor é Manuel Palhoco elemento do Danças e Cantares do BESCLORE       

Este texto, demasiado sumário para a importância do tema, tem como única pretensão relançar o debate sobre alguns aspectos, que não são totalmente novos (há mais de 10 anos que alguns folcloristas debatem este assunto) mas, fruto da inércia de muitos e a oposição de outros, tem vindo a cristalizar e a prejudicar o desenvolvimento e a afirmação dos grupos de folclore.

O autor achou que o texto é demasiado sumário,eu embora acha-se que o tema devia ser mais desenvolvido também cai na tentação e apenas compilei algumas passagens. O tema é o seguinte;
              -O Grupo e/ ou Rancho  Folclórico.
              -Que representam.
              -Organização dos Grupos e Ranchos Folclóricos.
              -Que futuro?
 Eis a primeira citação.
"O Folclore será cada vez mais uma disciplina de estudo, onde o registo para memória futura, terá um papel central já que estamos a intervir no âmbito da nossa identidade nacional."

"O Folclore faz parte da moderna Antropologia Cultural e como tal deve ser objecto de intervenção a todos os níveis. O Estudo e a Investigação, os Colóquios e as Conferências; terão que ser a base e suporte do trabalho de preservação e divulgação."
"Ao Grupo (ou Rancho) de Folclore compete preservar e representar as tradições espirituais, sociais e artísticas de um determinado lugar ou região."

"Os Grupos, para serem eficazes, terão que estar também organizados a nível regional e nacional".

"Mas, não basta ter uma organização que os represente; é necessário que se organizem, interna e externamente, dotando-se de “ferramentas” objectivas e subjectivas (a “imagem” também conta), que lhes permitam desempenhar com rigor e eficácia o papel que lhes está destinado no conjunto das actividades culturais que lhe estão subjacentes"

"Essa organização terá assim que assentar em estruturas democráticas, tecnicamente bem apetrechadas e capazes de confrontar o seu trabalho com as instituições públicas que têm por obrigação colaborar técnica e financeiramente no suporte das várias actividades culturais.

Não basta hoje ter um grupo que “mostra” um conjunto de danças, trajes e músicas tradicionais; a preservação exige investimento em investigação e em formação". .

"Perante estes dados colocam-se-nos algumas perguntas:"
" Qual é a ligação organizada dos Grupos e Ranchos de Folclore com  Associações de defesa da música tradicional, dos fabricantes de instrumentos tradicionais, etc.?"

- "Qual é a ligação dos Grupos ou Ranchos de Folclore com os Museus de Etnografia, Etano-musicologia, Universidades ou Institutos que têm cursos ou desenvolvem investigação nestas áreas?".

"O futuro passa também por aqui".

"É necessário desenvolver parcerias com todos estes agentes de defesa do nosso Património Histórico e Cultural".

"Tendo consciência das limitações e das fragilidades desta apresentação, não tenho contudo dúvidas em afirmar que":
"Este é o caminho". 
                              (  PORTAL DO FOLCLORE )
                              AUTOR ;( MANUEL PALHOCO )

  Nota; por achar interessante este tema resolvi  plagiar algumas passagens desenvolvidas no tema pois acho que todos os meu amigos que visitarem o meu blog  vão ter mais uma  oportunidade para discutir  este importante tema actual.

Ver artigo original

Um comentário:

Tocar Cavaquinho disse...

- "QUAL É A LIGAÇÃO DOS GRUPOS OU RANCHOS DE FOLCLORE COM OS MUSEUS DE ETNOGRAFIA, ETANO-MUSICOLOGIA, UNIVERSIDADES OU INSTITUTOS QUE TÊM CURSOS OU DESENVOLVEM INVESTIGAÇÃO NESTAS ÁREAS?".
.
Este paragrafo é excepcional, sem conhecer este estudo e por outras palavras debato isto muitas veses.
Os grupos vivem fechados entre sí com orgulho retrogrado, as novas direcções não querem abrir mão do pouco ou do nada do seu conhecimento, e quando abram a boca é só para denegrirem outros grupos.
.
Tenho proposto algumas vezes que os grupos deveriam num horário de ensaio, convidar pessoas credenciadas, e quando digo credenciados refiro-me a pessoas com formação académica nesta área e fazer uma palestra sobre várias áreas desta temática, uma duas vezes por ano, com todo o grupo a assistir é fundamental.
Em resposta recebe-se um sorriso de chacota e desta forma, e com esta mentalidade o Folclore não vai lá.