quinta-feira, 29 de setembro de 2011

O QUE PENSO SOBRE O FOLCLORE

O FOLCLORE AO CONTRÁRIO DO QUE MUITA GENTE PENSA, OU JULGA SER, NÃO SE TRATA APENAS DE UM GRUPO DE HOMENS E
MULHERES BAILANDO E CANTANDO SOBRE UM PALCO, OU MAIS PROPRIAMENTE DEFINIDO POR ( PALANCO ), MAS SIM , DE UM CONJUNTO DE TRADIÇÕES COMPOSTO POR CRENÇAS POPULARES QUE ENGLOBAM NA SUA EXPRESSÃO :
PROVÉRBIOS , CONTOS E CANTARES DE UMA ÉPOCA OU REGIÃO
ESTE CONJUNTO DE EXPRESSÕES ESTANDO A CORRER O RISCO DO SEU TOTAL ESQUECIMENTO, NÃO FORA A CORAGEM DE UM PUNHADO DE HOMENS E MULHERES, DAREM AS MÃOS,E COM ESSA CORAGEM DERAM ORIGEM A FORMAÇÃO DOS GRUPOS E  RANCHOS FOLCLÓRICOS.

CONVÉM QUE SE REFIRA, QUE PARA UMA BOA E DIGNA REPRESENTAÇÃO DE DETERMINADA REGIÃO, TEM QUE SER FEITO UM TRABALHO COM TODA A SERIEDADE E RESPEITO PELOS USOS E COSTUMES , BEM COMO PELA FORMA DE EXPRESSÃO E TRAJOS DESSA REGIÃO.
O QUE COM MUITA FREQUÊNCIA SE VERIFICA NÃO HAVER POR PARTE DE ALGUNS RANCHOS OU GRUPOS E ATÉ ENSAIADORES ASSIM COMO DIRECTORES ADULTERANDO NA QUASE TOTALIDADE A MANEIRA DE FAZEREM ESSAS REFERÊNCIAS AO PASSADO E Á REGIÃO.
SERÁ NECESSÁRIO OS ENSAIADORES , DIRECTORES E TAMBÉM OS ELEMENTOS DOS RANCHOS TEREM UM POUCO DE HUMILDADE E ESTUDAREM FAZER RECOLHAS, MAIS E MELHOR DA REGIÃO E DA TERRA PARA DEPOIS POR EM PRÁTICA PARA TEREM A CONSCIÊNCIA LIMPA TANTO NAS MODAS, CANTOS, TRAJOS ETC. PORQUE SÓ ASSIM DEFENDEMOS A NOSSA CULTURA
É MUITO FREQUENTE VER-SE RANCHOS ACTUAREM COM ROUPAS TODAS IGUAIS, OUTROS NÃO FAZEM AS CÓPIAS COM PERFEIÇÃO, NOTA-SE TAMBÉM EM CERTOS RANCHOS ACTUAREM EM PUBLICO, COM UNHAS E OLHOS PINTADOS, PULSEIRAS E RELÓGIOS DE PULSO FAZENDO USO DE OUTRAS COISAS , QUE NADA ABONA O NOME DO FOLCLORE , SENÃO BASTA PENSARMOS UM POUCO E CHEGAR A ESTA CONCLUSÃO.
NOSSOS AVÓS, USAVAM O BÂTON ? O VERNIZ E OS LÁPIS PARA PINTAR OS OLHOS ? OU SERIA QUE OS RAPAZES DE ENTÃO TAMBÉM USAVAM COMO HÁBITO FUROS NA ORELHA PARA POR O BRINQUINHO ? OU SERIA QUE AS RAPARIGAS FUMAVAM ? HÁ JÁ SEI OS NOSSOS ANTEPASSADOS UTILIZAVAM MUITO OS TELEMÓVEIS . É TUDO ISTO E MAIS ALGUMAS COISAS QUE ESTRAGAM TODO UM TRABALHO DE UM GRUPO QUE QUER FAZER DEMONSTRAÇÕES DA NOSSA CULTURA.
O FOLCLORE E A ETNOGRAFIA, TEMOS QUE OS TRATAR COMO UMA COISA  MUITO SÉRIA QUE É, E  NÃO COMO UMA BRINCADEIRA DE CARNAVAL, PORQUE CARNAVAL PODE MEXER COM O FOLCLORE MAS O FOLCLORE NÃO É NENHUM CARNAVAL, O FOLCLORE E A ETNOGRAFIA É A HERANÇA QUE UM POVO RECEBE DOS SEUS ANTEPASSADOS COMO TAL DEVE HAVER SE NÃO SERIEDADE EM O REPRESENTAR, PELO MENOS UM POUCO DE RESPEITO POR AQUILO QUE HERDAMOS DE UMA SOCIEDADE QUE VIVEU TAL COMO NÓS ACTUALMENTE, FAZENDO USOS E COSTUMES DE DETERMINADO TRAJO OU OBJECTO.


                  Por; Rosa José Inácio Vidal

Nenhum comentário: