quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Tradições Usos e Costumes




Há 6o anos atrás ( mas segundo as pessoas mais velhas  muitos anos atrás era igual)  no dia 1 de Novembro na Região do Minho nos concelhos de Guimarães, Vila Nova de Famalicão e Santo Tirso ( não sei se nos outros era igual mas parece que era em todo o Portugal)  havia e um costume uma tradição que era executada por jovens entre os 6  e os 12 anos  e incentivada pelos pais,levantavam-se de manhã cedo  e iam pelas casas dos  lavradores e senhores abastados da freguesia  pedir os cereais de Deus. As palavras utilizadas eram  as seguintes" deia-me os ceais de Deus pelas almas de quem lá tem" se a pessoa era bondosa era agradecida com um "obrigada e que seja pelas alminhas de quem lá tem" se a pessoa não dava ouvia ouvia chamar-lhe" velhaca ou velhaco"as ofertas eram cereais secos como feijão, milho etc.Esses cereais eram para a ajuda da mantença da casa e que muito jeito dava a quem tinha muitos filhos.
Era uma tradição bonita não só  pelos cereais mas também pelo convívio que tinham com essas pessoas .
Hoje parece que esta tradição está esquecida no nosso povo embora as pessoas mais velhas ainda a lembrem com saudade. 
Nesse dia á tarde era também costume ir aos cemitérios visitar os nossos entre queridos falecidos, mas não com esta fidalguia que existe agora. Não se gastava tanto  dinheiro em flores, as pessoas traziam o que tinham em casa e  esse local de respeito  não era utilizado  como agora é para uma autentica passarele para mostrar novas roupas que é uma falta de de respeito por esse local.
Havia muito respeito nesse local e bastante silencio era local de meditação e de encontro com os nossos entre queridos falecidos.
                       
                    Como os tempos mudaram!

               Por; Manuel Abreu Castro



2 comentários:

O Galaico disse...

Amigo, a tradição não está perdida mas sim ADULTERADA.

Hoje, as crianças pedem doces à moda do Halloween Norte Americano. Por cá, na Europa, onde essas tradições tiveram origem, vamos nos adaptando à realidade.

Os cereais já não tem a importância nos relacionamento sociais que tinha anteriormente.

Alfredo Rodrigues disse...

Na minha zona era " bolinhos santinhos na casa dos vizinhos". Eram as broas...