segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Do "Cancioneiro de S. Simão de Novais"



 
"Cancioneiro de S. Simão de Novais" (1ª e 2ª Series) "Revista de Guimarães"
(1922-23) (1924-29)  
Fernando Castro Pires de Lima

  

Minha mãe case-me cedo                                  Minha mãe case-me cedo                     
Que a causa bem sabe                                       Enquanto sou rapariga
O dado são quinze anos                                     O milho sachado tarde 
…E eu já tenho dezasseis                                  Nem dá palha nem espiga



 O primeiro amor que tive                                 Minha mãe quando me teve
 Era filho dum doceiro                                       Cuidava quer estava rica
 Os dentinhos tinha-os podres                          Depois queria-me matar
 Na boquinha um mau cheiro                            Com remédios da botica


Se eu soubera quem tu eras                           A oliveira do adro
E quem tu vinhas a dar                                     Ramo dela tem virtude
Mandava vir da farmácia                                  Passei por ela doente
Remédio p,ra te matar                                      E logo tive saúde


Vou-me embora do meu amo                           Mandaste-me cegar a erva          
Não lhe devo nenhum dia                                 Lá no campo da amargura                    
Antes me ele deve a mim                                 Se fizer uma ferida
As noites que eu não dormia                           Morro e não tenho cura

 
Vou-me embora do meu amo                          Não quero amor pedreiro        
Não lhe devo nenhum dia                                 Que atira as pedras ao ar      
Antes me ele deve a mim                                Quero amor carpinteiro
As noites que eu não dormia                          Que me dá lenha pró lar

É um regalo na vida                                         Eu tenho quatro amores
Cá na terra pastorar                                        Dois de manhã,dois de tarde;
Quem tem sede. vai beber                             A todos digo sim
 Quem tem calma, vai nadar                          Só a um falo verdade.






Nenhum comentário: