quarta-feira, 21 de novembro de 2012

O Conceito de Tradição




Sabemos e defendemos que preservar a tradição não significa ser retrogrado nem oposição ao modernismo ou aos avanços tecnológicos que revolucionaram o mundo. Mas é antes preservar um enorme manancial de saberes acumulados e a identidade de um povo ou de uma cultura.
Numa perspectiva filosófica e na sequência do historicismo europeu de Benedetto Croce e Schleiemacher, segundo Pires (1795-1983) o conceito de tradição desempenha um papel bastante importante uma vez que o Homem e a História são dois pólos interligados, pois para pensar a História, o homem não pode sair desse campo, dado que o conhecimento e a compreensão que o homem tem de si, da natureza e da história, mergulham na tradição.
Verifica-se assim que a tradição é necessária á compreensão do ser humano, pois cada homem nasce e cresce numa cultura, fala uma língua que já por si, veicula uma visão da realidade.    
A tradição possibilita a compreensão e porventura, pode limitar. A tradição não é algo puramente objetivo frente ao homem; ela constitui o próprio ser do homem. É partindo deste pressuposto que a tradição possibilita ao homem compreender e aceitar a sua situação histórica. No entanto a tradição é entendida como uma norma absoluta de verdade, como autoridade inviolável em filosofia, em ciência mas que paralisa o pensamento e a evolução pois o homem pensa no presente. O presente é carregado de passado. Mas a tradição que não é portadora de futuro, em vez de abrir, fecha o horizonte de compreensão e impossibilita o diálogo com a história e com a comunidade humana.


Do Livro;  
“O Sagrado no Imaginário Barrosão”

Nenhum comentário: