sexta-feira, 1 de março de 2013

Por que se pergunta 'és de Braga?' a quem deixa a porta aberta?



O amigo António de 84 anos da Freguesia de S. Victor, diz saber que a expressão tem origem no Arco da Porta Nova, construído há 500 anos na cidade, mas que “nunca teve porta”.
“Ou seja, aquela porta ficou sempre aberta, e foi daí que veio o ‘és de Braga?’, hoje em dia utilizada por praticamente toda a gente”, explica.
A explicação mais conhecida para aquela expressão tem, de facto, a ver com o Arco da Porta Nova, que, como o nome diz, é uma nova porta na muralha de Braga mandada construir no início do século XVI pelo arcebispo Diogo de Sousa.


Como, na altura, já não havia guerras e como a cidade já se estendia para fora dos muros, não foi colocada nenhuma porta naquele arco, assumindo-se assim os bracarenses como pioneiros em deixar as portas das muralhas abertas.
A partir daí, os habitantes de Braga ficaram para sempre conotados como aqueles que não fecham a porta.
Outra explicação reza que havia um sábio de Braga que muitas vezes era chamado para ir à casa das pessoas dar conselhos e que, porque as habitações eram sombrias, ele sempre pedia para deixarem a porta aberta.
Alegava que assim beneficiava de uma brisa que lhe arejava o cérebro, permitindo-lhe dar melhores conselhos.
Há ainda uma outra explicação que defende que a expressão “és de Braga?” resultará do espírito comunitário reinante na região, em que era normal as pessoas deixarem a porta de casa aberta para que os vizinhos pudessem entrar sempre que quisessem.

Nenhum comentário: