domingo, 3 de março de 2013

Teatro no Folclore



Os ranchos folclóricos desempenham um importante papel na salvaguarda na nossa cultura tradicional, inserindo-se no domínio da etnografia eles cumprem a função de um museu vivo através do qual se procura preservar a memória e a identidade cultural do povo. Neste domínio, os grupos e ranchos folclóricos, não devem limitar-se a serem meros grupos de danças e cantares.

Há muito tempo que o trabalho de recolha deixou de ser feito directamente no terreno junto das pessoas mais idosas porque estas já não viveram a época que constitui o nosso objecto de estudo. As fontes de pesquisa passaram a centrar-se noutras fontes documentais, mormente nas peças de vestuário, na fotografia e na literatura, constituindo os arquivos e os museus da especialidade autênticos lugares de memória.

O estudo, porém, deve ser criterioso e não limitar-se a uma mera cópia do trabalho feito por grupos mais antigos por mais prestigiados que eles sejam. A análise dos costumes deve observar a evolução histórica dos costumes e das mentalidades, dos materiais e da própria sociedade.
Rusga de Joane recriando uma desfolhada ou uma descamizada

Os ranchos folclóricos destinam-se também a proporcionar um espectáculo a quem assiste à sua actuação, constituindo esta uma das suas principais vertentes. Mas, sem pretender desvalorizar esta função diminuindo a qualidade da sua representação, esta jamais deve sacrificar a verdade e o rigor etnográfico sob pena de se descaracterizar enquanto rancho folclórico e prestar um mau serviço à cultura tradicional. A preocupação em agradar ao público não deve levar à invenção de novas coreografias, à alteração dos ritmos das danças e à modificação dos trajes.

Rusga de Joane, recriando uma procissão


Mais recentemente, a fim de despertarem o interesse do público, alguns ranchos folclóricos passaram a incluir nas suas actuações a representação de quadros etnográficos, intercalando com a exibição das danças e cantares. Trata-se de representações teatrais que ajudam o espectador a melhor compreender a razão de ser de algumas danças tradicionais. De resto, constitui uma feliz combinação de teatro, dança e canto. Sucede, porém, que muitas das vezes tais representações pecam pela sua evidente falta de qualidade e até pela ligeireza dos temas escolhidos

Um comentário:

RADIO FOLCLORE disse...

AUTORIZAMOS QUE COLOQUEM O EMBUTIMENTO DA FOLCLORE TV AQUI NO VOSSO BLOG http://justin.tv/tv_folclore

Silva