segunda-feira, 3 de novembro de 2014

A palavra FOLCORE- Um pouco de História



Foi em 22 de Agosto de 1846 que a palavra folk-lor,apareceu pela primeira vez num artigo na revista inglesa ,The Athenaeum, subscrito por Ambrose Merton, (pseudónimo de William Joohn Thoms, arqueólogo Inglês).

A palavra Folk- lore,de conteúdo muito rico.( Folk-Povo=Lore= Saber) Saber do povo( tradução para Português) provocou fulgurante aceitação e  passou a designar a disciplina que estuda todas as formas da cultura espiritual dos povos.

 Com o decorrer dos tempos, as duas palavras foram grafadas sem hífen, formando uma só, FOLCLORE, até que a reforma ortográfica, substitui a letra “k“ pela letra “C” derivando a forma  FOLCLORE.

Muitos começaram a pesquisar e recolher  nessa estrita compreensão e a nova actividade, ligou-se intimamente á literatura como escreve William Thorms trata-se de um “ interessante ramo de actividades literárias “, embora advirta, seja mais propriamente um saber popular do que uma literatura saber tradicional do povo.

A própria pesquisa alargou o âmbito da observação ao elemento histórico.

Os historiadores viram no Folclore um capítulo particular da história. Aprofundaram-se as investigações e notou-se que o saber tradicional dos povos não se reflectia apenas na literatura, havia também a sua experiência em outras práticas associadas a um sem numero de manifestações. Nada disso se podia alcançar sem conhecer o comportamento do homem nos seus conglomerados .

Em 1876 funda-se em Londres a primeira associação cientifica para o estudo do Folk- Lore: Folk-lore Society,e dela fazem parte cientistas como Thoms Tylor e Lang.

Em 1888 funda-se na América a American Folk-lore Society .

 O interesse pelo Folclore alarga-se a todos os continentes.

 Em Portugal destacam-se entre outros, Teófilo Braga, Adolfo Coelho, Leite de Vasconcelos, Rocha Peixoto, que com o seu «gravador» papel e lápis percorrem o pais, pesquisando e recolhendo o saber do povo ( Folclore).
Em Portugal em 1923 aparece o primeiro grupo de folclore, Rancho Regional das Lavradeiras de Carreço, fundado por Carlos Peixoto F. Sampaio poucos anos depois por todo o Pais aparecem vários grupos, alguns com alguma verdade do saber do povo,outros que se diziam de Folclore mas pouco ou nada representativos da cultura do povo a que pertenciam. 
Para que haja verdade na representação do Folclore e da Etnografia  é  preciso definir a aérea geográfica e a época que se pretende representar, e é neste espaço geográfico e tempo que se deve pesquisar, recolher, analisar, preservar e divulgar com toda a verdade.


Em 1977 é fundada a Federação do Folclore Português, que visa a valorização e defesa do Folclore e da Etnografia  nacional, criar e manter estruturas técnicas de apoio aos grupos de folclore, fomentar o intercâmbio entre os grupos nacionais e internacionais, promover e divulgar estudos relativos ao Folclore Português e a formação de museus dedicados á cultura popular. 

Nenhum comentário: