quarta-feira, 15 de junho de 2011

FOLCLORE E ETNOGRAFIA

Muitas pessoas confundem folclore com etnografia ou com etnologia crendo que se trata da mesma coisa. Ora, não é inteiramente assim.A etnografia e o folclore só têm de comum entre si a mitologia que é igual para uma e para o outro.Quanto á etnologia e folclore, a diferença que existe entre uma e outra é a seguinte: enquanto a etnologia estuda actividades e objectos concretos, materiais, o folclore estuda actividades e objectos espirituais e artísticos, tradições, usos e costumes, etc. 
Assim , poderemos definir o folclore como sendo a ciência etnológica ( ou auxiliar da etnologia ) que estuda os usos, costumes, tradições espirituais e as expressões orais e artísticas de um povo ou de um grupo étnico evoluídos. Usar nesta definição a palavra “ evoluídos “ é absolutamente necessário pois que só os povos evoluídos têm folclore uma vez que os povos primitivos têm a sua própria cultura.

Quer isto dizer que o folclore estuda os usos,costumes e as tradições milenárias e seculares de povos cujos padrões de vida deixaram de ser primitivos. Por exemplo: um batuque no interior da África, uma doença ou uma canção da Polinésia, etc., não são folclore são cultura ao passo que uma romaria nortenha ou saloia, o fandango, o trajar de saloio ou um coral alentejano são folclore porque sendo manifestações populares são-no de um povo que vive dentro dos padrões sociais actuais usando das conquistas técnicas universais.

É por essa razão que os assuntos habitualmente estudados pelo folclore são : danças e canções; trajos populares ; instrumentos musicais; festas, feiras, mercados e romarias; medicina popular e magia; lendas, contos e “histórias”; poesia popular; provérbios e adivinhas; jogos infantis; jogos e brincadeiras populares; usos e costumes regionais; etc.

A etnografia e o folclore, divide-se em dois tipos de trabalho: o trabalho de campo e o trabalho de gabinete.

Trabalho de campo
--- também se dá os nomes de pesquisa e recolhas. Assim, trabalho de campo, pesquisa ou recolha são uma só e a mesma coisa.Que é , portanto, o trabalho de campo ? É precisamente o trabalho de pesquisa e recolha de elementos que se efectua no campo de estudo.Como é óbvio, de uma maneira geral, o campo de estudo de etnografia e do folclore situa-se nos pequenos aglomerados populacionais rurais afastados dos grandes centros.

O princípio básico do trabalho de campo é saber ver, ouvir e reproduzir. Quer isto dizer que o pesquisador, o investigador de campo, tem de ser o mais objectivo possível.

Em que consiste, pois, o trabalho de campo ?
Consiste na pesquisa e recolha de elementos, dados, informações, objectos ( documentos ) de carácter etnológico.Como se faz essa recolha ? Através de inquéritos, conversas, pedidos de informações etc... Inquéritos, conversas, informações que terão de ser registados.

A fotografia é sempre e em todos os casos, utilíssima; hoje em dia é mesmo imprescindível.

O filme é muito útil sobretudo pela noção de movimento que nos dá . Por isso é imprescindível no estudo de assuntos em que o movimento é o principal elemento: danças , práticas sociais colectivas, práticas de trabalho profissional , artesanato , etc...
A gravação é hoje muito importante no estudo das expressões musicais , orais , dialectais , etc...Trabalho de gabinete --- o trabalho de gabinete é a natural sequência e consequência do trabalho de campo ou da recolha etnológica; é, portanto , o trabalho de organização, dos elementos e documentos , isto é , do material reunido na pesquisa ou recolha. Praticamente e em última análise , é o trabalho de elaboração de fichas e organização de arquivos.                     
                                     
                                                    Autor: José Vidal              
                                                                                              
                                                   Este artigo está licenciado sob a GNU Free Documentation License.                                                             

Nenhum comentário: