domingo, 5 de junho de 2011

Opiniões

 QUAL É O MELHOR RANCHO DE FOLCLORE

Como saber, por exemplo num festival, qual é  o melhor rancho de Folclore?
Como deve ser feita essa avaliação?
 Na minha opinião há, nem pode haver “classificações” em folclore, dado que não se pode comparar o que não tem comparação possível. De região para região e mesmo de terra para terra, o folclore é caracterizado pelas diferença.
                             

O QUE É UM BOM FESTIVAL

 
Um bom festival de folclore não é o que  decorre durante vários dias e tem a participação de muitos ranchos.
Pois basta um dia de festa, e quatro ou cinco ranchos e que nos tragam os seus usos e costumes,as suas vivências, as suas danças,  para nós poder apreciar,e assim será um bom festival.

Um comentário:

Mzueiro disse...

Devo discordar inteiramente com este Post, pela simples razão que em tudo existem os melhores e existem os piores.
A nível de classificação de uma região podemos obter uma classificação diferenciada de diversos grupos de tivermos em atenção, o estudo dos trajes, o estudo das raízes das musicas e danças e mesmo dos próprios instrumentos utilizados.
Ou pensa o senhor escritor que dentro da região que representa actualmente todos os grupos se encontram ao mesmo nível?

A nível de diferentes regiões essa classificação torna-se um pouco mais complexa, mas não podemos classificar da mesma forma um grupo que utiliza modas de outras regiões, não tem na sua formação instrumentos adequados, ou não fez nenhuma pesquisa para compreender as suas raízes e assim representar mais fielmente a sua região.

A classificação ao contrário do que foi escrito é possível, pois creio que nem todos os agrupamentos se encontrem ao mesmo nível quer dentro quer fora da região..

Agora se atendermos à classificação com um pouco injusta, pois é de salutar que com maior ou menor esforço estas pessoas tentam representar o melhor que sabem e podem as suas raízes é outra questão que nos leva a uma nova e que deixo no ar.

Só porque as pessoas se esforçam ao máximo por representar as suas raízes deveremos permitir a existência de qualquer agrupamento, mesmo que a representação não seja de longe nem de perto fiável?